Travessia do Delta ainda sem data de abertura

A garantia foi dada no sábado por Frank Chan Fan, durante a participação num programa radiofónico. O Secretário para os Transportes da vizinha RAEHK assegura que os governos de Hong Kong, de Macau e de Zhuhai ainda não foram notificados por Pequim em relação à data prevista de abertura da Ponte.

O Secretário para os Transportes da vizinha Região Administrativa Especial, Frank Chan Fan, disse este sábado que ainda está à espera da palavra final de Pequim sobre a data de abertura da mega-ponte que vai ligar a antiga colónia britânica a Macau e à cidade continental de Hong Kong. Em declarações à imprensa, o responsável afastou os rumores de que a entrada em funcionamento da estrutura estaria agendada para o final do corrente mês.
Vários meios de comunicação social noticiaram recentemente que a abertura da travessia, de 55 quilómetros, ao trânsito estaria prevista ou para 27 ou para 28 de Outubro. Ontem, Frank Chan Fan assegurou que os Executivos das duas Regiões Administrativas Especiais e de Zhuhai ainda não foram notificados pelo Governo Central sobre “quando e como” vai a ponte entrar em operações.
“Sobre a possibilidade da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau abrir ao trânsito no final do mês, devo dizer que se trata de uma novidade para mim. Pessoalmente, asseguro-vos que não tenho a mínima ideia de quando a ponte poderá abrir ao trânsito”, disse o Secretário para os Transportes da vizinha RAEHK durante a participação num programa de rádio.
A travessia vai reduzir em muito o tempo de viagem entre as duas margens do Delta do Rio das Pérolas e constitui um ponto de viragem na construção do projecto da “Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau”, uma iniciativa que tem por propósito impulsionar no sul da China uma mega-metrópole que se possa afirmar como um polo de desenvolvimento económico que possa rivalizar com as zonas urbanas mais ricas do mundo.
Os Executivos de Hong Kong, de Macau e de Zhuhai conduziram, no final de Setembro, três dias de simulacros que serviram para testar a estrutura. Os resultados dos exercícios foram enviados para Pequim, que suposta iria decidir a data de abertura da estrutura tendo por base os resultados recolhidos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.