Coreia do Sul. Ex-presidente condenado a 15 anos de prisão

Lee Myung-bak foi dado como culpado de vários crimes de corrupção, tendo sido condenado por um tribunal de Seul a 15 anos de prisão. Trata-se do quarto ex-chefe de Estado sul-coreano ainda vivo a ser condenado por crimes da índole.

O antigo presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, foi esta sexta-feira condenado a 15 anos de prisão por corrupção, sendo assim o segundo chefe de Estado do país condenado este ano por crimes semelhantes.

Na Coreia do Sul os chefes de estado são condenados frequentemente a penas de prisão após abandonarem o poder, sobretudo quando ocorre alternância política. Os quatro ex-presidentes actualmente vivos foram todos condenados.

No poder entre 2008 e 2013, Lee, de 76 anos, foi considerado culpado, nomeadamente, de corrupção e desvio de fundos pelo tribunal do distrito de Seul, que lhe aplicou uma multa de 13 mil milhões de won, qualquer coisa como 10 milhões de euros: “Tendo tudo em conta, uma pesada punição é inevitável para o acusado”, declarou o juiz durante a audiência, transmitida pela televisão.

O ex-presidente – que chegou à política depois de uma longa carreira ao serviço da Hyundai – não esteve presente na leitura da sentença. Lee foi acusado em Abril de 16 crimes.

O tribunal considerou-o culpado de ter recebido subornos do grupo Samsung para dar o seu perdão presidencial a favor do presidente do gigante sul-coreano, Lee Kun-hee, que tinha sido condenado por evasão fiscal.

O ex-presidente afirmou-se “chocado” com as acusações, alegando que havia dado um perdão ao chefe da Samsung, então membro do Comité Olímpico Internacional (COI), para que ele pudesse liderar a delegação que conseguiu levar à organização dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, que se realizaram em Fevereiro em Pyeongchang. A Samsung também negou as acusações.

O ex-presidente também foi reconhecido como o verdadeiro dono da DAS, uma sociedade de peças sobresselentes para automóveis, que, segundo ele, pertencia ao seu irmão. Lee terá desviado 24 mil milhões de wons pertencentes à empresa..

Em Agosto, a condenação por corrupção e abuso de poder da antiga presidente Park Geun-hye, atingida em 2017 por um escândalo ressonante, foi agravada para 25 anos de prisão.

Antes dela, dois outros presidentes, Chun Doo-Hwan e Roh Tae-woo, foram considerados culpados de traição e corrupção nos anos de 1990.

O antecessor de Lee, Roh Moo-hyun, suicidou-se quando estava a ser investigado por suspeitas de corrupção.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.