Guilherme Mampuya expõe “Somos Estrelas” nas Casas-Museu da Taipa

O artista plástico angolano é um dos nomes em destaque na edição de 2018 da Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, ao apresentar-se a solo na Galeria de Exposições da Avenida da Praia. A 10ª edição da Semana Cultural arranca a 9 de Outubro e reúne no território músicos e artistas da China e dos Países Lusófonos.

O angolano Guilherme Mampuya é um dos artistas plásticos em destaque na décima edição da Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa. O representante de Angola no certame, da iniciativa do Secretariado Permanente do Fórum de Macau, inaugura a 13 de Outubro, na Galeria de Exposições da Avenida da Praia, na Taipa, uma mostra individual de pintura denominada “Somos Estrelas”, noticiou a Angop.

De acordo com a agência noticiosa angolana, a exposição é composta por doze painéis em acrílico, que retratam as doze figuras do Zodíaco. Guilherme Mampuya deverá aproveitar a deslocação a Macau para promover o seu trabalho e para trocar experiências com os demais artistas representados na 10ª edição da Semana Cultural da China e dos Países Lusófonos. Com inauguração prevista para 9 de Outubro, o certame conta com criadores chineses e com representantes dos países que têm o português como língua oficial, nomeadamente Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Portugal, Brasil, Timor-Leste e Macau.

“Somos estrelas é uma alegoria, um apelo desesperado do universo aos Homens para que coloquem as suas acções em uníssono, em equílibrio com o cosmos. O efeito de estufa é uma das consequências das práticas dos homens que tem de ser revertida para salvar o planeta da seca extrema e das inundações”, alerta o artista, citado numa nota de imprensa a que a Angop teve acesso.

Além de exposições de pintura, a décima edição da Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa vai contar com espectáculos musicais, de dança e de teatro, envolvendo centenas de artistas lusófonos e alguns convidados provenientes da República Popular da China.

Natural do Uíge, Guilherme Mampuya Wola já viu as suas obras expostas em mais de 30 exposições individuais e colectivas, tanto no país, como no estrangeiro. O artista venceu a edição de 2008 do Prémio “Ensa Arte” e dedica parte do seu tempo a instruir jovens aspirantes a artistas plásticos.

Lino Damião e Benjamim Sabi foram os representantes de Angola nas edições de 2016 e 2017 da Semana Cultural da China e dos Países da Lusofonia. A iniciativa, promovida pelo Secretariado Permanente do Fórum Macau, vem desde há dez anos a esta parte a juntar no território artistas dos países lusófonos e da República Popular da China com o intuito de promover o intercâmbio cultural entre as nações e territórios representados no Fórum de Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.