Japão prepara-se para a chegada do Trami

A tempestade obrigou já ao cancelamento de mais que quatro centenas de voos. O tufão deve atingir este domingo a costa da ilha de Kyushu, mas já criou problemas em Okinawa, arquipélago que este fim-de-semana elege um novo governador.

Mais de quatro centenas de voos foram cancelados esta sábado no sul do Japão devido à aproximação do tufão Trami. A Agência Meteorológica nipónica prevê que a tempestade atinja a ilha de Kyushu no domingo e provoque fortes chuvas, ventos e ondulação elevada.

As condições atmosféricas levaram as companhias aéreas japonesas a cancelar mais de 400 voos de ida e volta para as regiões de Okinawa e Kagoshima, que afectaram mais de 380 mil passageiros, informou a agência de notícias local Kyodo.

O Trami é o 24.º na temporada de tufões no Pacífico e está classificado como “muito forte”. Às 11h45, o tufão encontrava-se a cerca de 80 quilómetros a sudoeste de Naha, capital do arquipélago de Okinawa.

Mais da metade dos municípios em Okinawa decidiu fechar as mesas de voto para as eleições para o cargo de governador marcadas para domingo, enquanto algumas ilhas anteciparam mesmo a votação.

O Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka, planeia fechar temporariamente as suas duas pistas na manhã de domingo, cerca de sete horas antes do impacto previsto pela chegada do tufão.

A ideia é evitar cenas como aquelas experimentadas durante a passagem do tufão Jebi, no início de Setembro, que inundou uma das pistas e os terminais, deixando milhares de passageiros presos.

O Trami está a viajar a 20 quilómetros por hora em direcção a norte, com rajadas de vento a chegarem aos 216 quilómetros por hora, devendo atingir terra firme em Kyushu, na manhã de domingo.

O Japão foi atingido por vários tufões este ano, incluindo o Jebi, o mais poderoso a atingir terra em 25 anos, e o Prapiroon, que provocou chuvas torrenciais que, em Julho, fizeram mais de 220 mortos no oeste e sul daquele país asiático.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.