Em 2017, o número total de óbitos relacionados com o consumo de álcool ultrapassou a barreiro dos 700 mil no Continente. O AVC hemorrágico, o AVC isquémico, a hipertensão ou a epilepsia são algumas das patologias relacionadas com o abuso de bebidas alcóolicas.
A República Popular da China é o país do mundo com mais mortes relacionadas com o consumo de álcool, entre homens e mulheres, com o total de óbitos a superar os 700 mil, de acordo com uma publicação médica.
Em 2016, morreram na China 650 mil homens e 59 mil mulheres devido ao consumo de álcool, revela um estudo publicado na revista médica “The Lancet”.
O AVC hemorrágico, causado pelo rompimento de uma artéria cerebral, é a principal causa de morte devido ao álcool, entre os homens chineses. Outras doenças relacionadas com o consumo de bebidas alcoólicas incluem AVC isquémico, que é a falta de sangue numa região do cérebro, hipertensão ou epilepsia.
O estudo estima que um em cada três habitantes do planeta é consumidor de álcool e que, todos os anos, há cerca de 2,8 milhões de mortes devido ao álcool.
A nível global, o consumo ocupa o primeiro lugar nos factores de risco de morte prematura e doença, entre populações com idades compreendidas entre os 15 e os 49 anos.
O artigo conclui que tomar uma bebida alcoólica por dia aumenta, por ano, em 0,5 por cento, o risco de padecer de um problema de saúde, o que “põe fim ao mito de que uma pequena quantidade de álcool por dia pode ser benéfica”.
A China é o país mais populoso do mundo, com cerca de 1.400 milhões de habitantes.
Leave a Reply