Quarenta mil por dia na nova ilha artificial

O volume diário de tráfego na Ponte Hong Kong-Zhuhai Macau deve atingir os 29 100 veículos até 2030, de acordo com estimativas ontem dadas a conhecer pela Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego. Já a ilha artificial onde está situada o mais novo posto fronteiriço do território deve acolher 40 mil pessoas por dia quando a ponte entrar em funcionamento.

A ilha artificial onde foi construído o novo posto fronteiriço da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, vai receber em média 40 mil pessoas por dia. A estimativa foi esta quinta-feira avançada pela Direção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT).

Já o volume diário de tráfego na ponte deverá atingir os 29.100 veículos em 2030, indicou o organismo, durante uma conferência de imprensa sobre as políticas de trânsito na travessia do Delta.

De acordo com os Serviços para os Assuntos de Tráfego, as duas Regiões Administrativas Especiais já chegaram a um consenso sobre as quotas de autocarros, veículos de aluguer e veículos particulares autorizados a fazer viagens interurbanas: Hong Kong tem direito a 34, Macau a 16.

“Estes números devem-se, em grande parte, ao número da população – Hong Kong tem sete milhões de habitantes, Macau cerca de 600.000 – é uma proporção adequada e uma decisão equilibrada”, considerou um dos responsáveis.

Como já havia sido anunciado em Janeiro, Macau vai ter direito a 600 quotas para veículos locais circularem entre a cidade e Hong Kong, através desta nova ponte que liga os dois territórios e Zhuhai, para a qual não há ainda uma data formal de entrada em funcionamento.

De acordo com os responsáveis, a zona de administração de Macau na ilha fronteiriça tem dois autossilos: o do lado leste, destinado a visitantes, e outro no lado oeste, para residentes locais.

O primeiro tem capacidade para três automóveis ligeiros que chegam a Macau através da ponte. O segundo abriga até 5.134 lugares, destinados ao estacionamento de automóveis ligeiros e motociclos.

A DSAT anunciou ainda o lançamento de duas carreiras de autocarros, as quais seguem directamente até ao centro urbano da Península de Macau e ao da Taipa. A ponte vai reduzir o tempo de viagem entre Hong Kong e Zhuhai, município continental vizinho a Macau, de três horas para apenas 30 minutos, aumentando a integração das três cidades do Delta do Rio das Pérolas.

A travessia é considerada uma das infra-estruturas vitais na construção da Rota da Seda Marítima do século XXI, iniciativa com a qual a China pretende redesenhar a economia global.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.