China lança satélite a pensar na face oculta da lua

A China lançou esta segunda-feira um satélite de retransmissão para assegurar a comunicação com a sonda Chang’e 4. O módulo lunar – semelhante aos rovers norte-americanos que pousaram na superfície de Marte –  deverá ser lançado em breve com a missão de explorar o lado oculto da Lua.

As autoridades chinesas lançaram às primeiras horas da manhã de hoje o satélite “Queqiao”, um aparelho de rastreamento e retransmissão que tem como função estabelecer a comunicação  entre a Terra e a sonda lunar Chang’e 4.

Com o lançamento do Queqiao, as autoridades chinesas ultimaram o trabalho de preparação da missão de exploração que se propõem conduzir a partir desta semana e que tem como alvo a chamada face oculta da Lua, a parte da superfície lunar que não é visível a partir da Terra.

O satélite foi esta manhã colocado em órbita a bordo de um foguetão Longa Marcha 4-C, lançado a partir da Base de Lançamento de Satélites de Xichang, na província continental de Sichuan.

Além do satélite de retransmissão, o Longa Marcha 4-C ainda transportou dois satélites de observação astronómica, o Longjiang I e o Longjiang II.

Se a missão de exploração lunar for bem sucedida, a China dá um passo decisivo para assumir a liderança no âmbito do processo de exploração espacial. Ao longo da última década, a China já realizou três missões lunares, mas não fez mais do que replicar feitos já alcançados pelos Estados Unidos da América e pela antiga União Soviética.

Pequim prepara-se agora para dar um passo em frente, com um lançamento de um módulo lunar muito similar aos rovers norte-americanos que exploraram  a superfície de Marte. O módulo levará consigo um pequeno ecossistema: um cilindro lacrado, com 16 centímetros de diâmetro, que contém sementes de batata e larvas de insctos.  O ecossistema em questão vai ser monitorizado à distância por cientistas chineses, que vão procurar perceber de que forma se desenvolvem as plantas e os insectos na superfície lunar.

 

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.