Hong Kong. Português que roubou táxi conta com apoio consular

A coordenadora da área social do Consulado de Portugal em Macau e Hong Kong já esteve reunida com o jovem, de 28 anos. O homem está indiciado por cumplicidade no furto de um táxi, num caso que remonta à madrugada do passado sábado.

Um cidadão português que foi detido no passado sábado em Hong Kong pelo furto de um táxi conta com o apoio consular de Portugal a partir de Macau, disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

O homem, de 28 anos, está acusado de cumplicidade no furto de um táxi, em conjunto com um cidadão sul-africano, e está a aguardar julgamento.

De acordo com o jornal Sing Tao Daily, o cidadão português “foi já presente a tribunal” e “foi já visitado, no local onde se encontra detido, pela coordenadora da área social dos serviços consulares em Macau”: “Os serviços consulares já estabeleceram contacto com a família do cidadão português e irão continuar a acompanhar todos os desenvolvimentos do processo”, notou o Ministério dos Negócios Estrangeiros. O Governo português está a acompanhar “atentamente” o caso através do Consulado Geral de Portugal em Macau.

O português e o sul-africano, de 26 anos, foram detidos pela polícia de Hong Kong nas primeiras horas da madrugada de sábado, depois de o táxi onde seguiam ter embatido contra outro carro de aluguer.

À polícia foram reportadas duas ocorrências: inicialmente, o furto do automóvel e, depois, o acidente de viação entre os dois táxis, supostamente causado pelo veículo que o sul-africano conduzia, com o português ao lado

De acordo com as autoridades policiais, o português e o sul-africano entraram no táxi em Lan Kwai Fong, centro de entretenimento nocturno de Hong Kong, cerca das quatro horas da madrugada.

Os dois tinham como destino o terminal de cruzeiro de Kai Tak, mas detectaram que não tinham a importância para pagar a viagem de táxi, pelo que o português acordou com o taxista a paragem em Sheung Wan, para levantar dinheiro numa caixa automática.

O português e o motorista deslocaram-se à caixa e o sul-africano ficou no táxi, a curta distância.

O sul-africano ocupou o lugar do condutor e o português correu para o táxi e entrou, com a viatura a abandonar rapidamente o local, deixando para trás o taxista, que chamou a polícia.

Em Morrison Street, o táxi conduzido pelo sul-africano chocou contra outro e colocaram-se os dois em fuga. A polícia deteve os dois homens em Connaught Road West e o teste de alcoolemia realizado ao sul-africano foi positivo, com um nível acima do limite.

O sul-africano foi acusado de condução em estado de embriaguez, apropriação ilegítima de veículo, falta de pagamento e não paragem após o acidente de viação com outro táxi. O português está indiciado de cumplicidade no furto de veículo, ausência de pagamento do frete e fuga do local do acidente com outra viatura.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.