Filipinas: Treze mortos em nova operação anti-droga

Num período de pouco mais de 24 horas, a polícia filipina matou 13 alegados narcotraficantes e prendeu outros 109 supostos consumidores. A operação teve como alvo a província de Bulacan, situada a norte de Manila.

As autoridades filipinas abateram treze presumíveis narcotraficantes nas últimas 24 horas, na província de Bulacan, uma das zonas onde mais pessoas morreram desde que o Presidente filipino, Rodrigo Duterte, lançou a sua “guerra contra a droga”.

Os agentes da polícia das Filipinas mataram a tiro 13 suspeitos e detiveram outros 109 durante uma operação que decorreu da meia-noite de terça-feira até à meia noite de quinta-feira, informou em comunicado a divisão de Bulacán da Polícia Nacional filipina. Esta província tem 2,2 milhões de habitantes e situa-se a norte de Manila.

As autoridades apreenderam 101 gramas de cloridrato de metanfetamina, droga vendida especialmente às classes baixas nas Filipinas com a designação de “shabú”, bem como 670 gramas de marijuana, 18 armas de fogo de diversos calibres e 18 munições, indica a nota da polícia. A polícia realizou um total de 57 rusgas.

A “guerra contra a droga” foi lançada por Duterte – antigo autarca de Davao – depois de ter tomado posse como Presidente do país, em Julho de 2016.

Até ao momento, esta medida policial – condenada repetidas vezes por organizações dos direitos humanos – já provocou a morte a mais de quatro mil pessoas, segundo os últimos dados oficiais.

Neste tipo de operações, os agentes policiais têm autorização para atirar a matar caso o suspeito ofereça resistência física à detenção.

Desde Janeiro deste ano que as autoridades filipinas começaram a exercer um controlo mais apertado sobre as campanhas anti-droga, devido aos escândalos de corrupção policial que lhe estão associados.

O controlo mais apertado reduziu significativamente os casos de elevado número de mortos nestas rusgas. A província de Bulacán, conhecida pela dureza das operações policiais relacionadas com a “guerra contra a droga”, ganhou notoriedade em Agosto do ano passado, quando as autoridades mataram 32 pessoas no espaço de 24 horas.

Além dos quatro mil mortos em rusgas policiais nas Filipinas, estima-se que pelo menos outros 3.000 suspeitos tenham sido mortos por milícias compostas por cidadãos, especialmente nos primeiros meses da “guerra contra a droga”, durante os quais havia pouco controlo e responsabilização destes actos.

Quase 90 por cento dos filipinos apoia esta campanha de Duterte, que tem vindo a reiterar que não acabará com ela até que o narcotráfico seja erradicado das Filipinas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.