Curto-circuito encerrou reactor da Central Nuclear de Daya Baya

A entrada em funcionamento do sistema de protecção do gerador de vapor de um dos reactores da central nuclear de Daya Bay levou esta segunda-feira ao encerramento automático da estrutura. O incidente terá sido causado por um curto-circuito, mas as autoridades da vizinha província de Cantão desvalorizam a ocorrência.

A Central Nuclear de Daya Bay, situada nas imediações da metrópole continental de Shenzhen, foi esta segunda-feira palco do que os Serviços de Polícia Unitários do território denominam de “ocorrência”. O organismo, adianta o Governo num breve comunicado, foi durante o dia de ontem notificado pelo Gabinete da Comissão de Emergência Nuclear da vizinha província de Cantão a propósito de um incidente na unidade 2 da central nuclear: o sistema de protecção do gerador de vapor de um dos reactores da estrutura entrou em funcionamento sem que tal estivesse previsto. A anomalia levou ao encerramento automático da unidade 2 de Daya Bay, escreve o Executivo na nota de imprensa que enviou às redacções.

O incidente ter-se-á ficado a dever a um curto circuito no sistema operacional e não terá tido qualquer consequência sobre a segurança da estrutura, a saúde dos funcionários ou o equílibrio ambiental nas regiões adjacentes à central, o Gabinete da Comissão de Gestão de Emergência Nuclear da Província de Guangdong comunicou às autoridades do território.

O Governo assegura que o incidente, que foi classificado como “um incidente operacional de nível abaixo da escala” ou ”ocorrência de nível 0”, não terá qualquer efeito sobre Macau. A Central Nuclear de Daya Bay fica situada a 62 quilómetros do centro de Hong Kong e a 125 quilómetros da RAEM.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.