Há 50 anos, um dos piores massacres da Guerra do Vietname

Son My, para os vietnamitas. My Lay para os norte-americanos. O mais atroz dos massacres da Guerra do Vietname aconteceu há meio século. Na quinta-feira a matança foi assinalada numa cerimónia que reuniu vítimas e antigos combatentes de um dos mais sanguinários conflitos da segunda metade do século XX.

As memórias que Pham Thanh Cong guarda do dia em que a sua família foi completamente dizimada chegam-lhe aos estilhaços, como se em My Lai – palco de uma das páginas mais negras da Guerra do Vietname – a manhã continuasse rasgada pela gargalhada mecânica das metralhadoras. Na quinta-feira, cinquenta anos volvidos sobre o fatídico 16 de Março de 1968, Pham recordou o drama ao lado de veteranos de guerra norte-americanos.

No total, 504 aldeões – a mais parte mulheres, crianças e idosos – foram mortos naquela que ficou para a história como a mais inenarrável das atrocidades de um conflito descomunalmente atroz. A maior parte das vítimas do massacre foram abatidas a curta distância, por soldados que seguiam a pé. A possibilidade de terem sido confundidas com combatentes vietcong por tropas americanas que seguiam de helicóptero está há muito excluído.

Pham Thanh Cong tinha 11 anos aquando do massacre de Son My. A 16 de Março de 1968 perdeu a mãe, um irmão e uma irmã.

Quando os helicópteros começaram a bombardear os campos de arroz que rodeavam a aldeia, Pham Thanh Cong refugiou-se com a mãe, o irmão e a irmã no abrigo que improvisaram na casa em que moravam. De dentro da estrutura, Pham e a família procuravam perceber o que se passava através dos sons que lhes chegavam. A uma trégua ligeira segue-se uma tempestade de rajadas a curta distância, passos pesados em corrida e o estribilho de uma esfera metálica rolando contra o cimento: os soldados americanos atacam o abrigo à granada e matam todos quantos lá se encontravam. Todos, não. Pham, então com onze anos, sobrevive. O pai encontra-o horas depois combalido e estropiado entre os cadáveres da mãe, do irmão e da irmã.

Os americanos acabavam de responder à ofensiva do Têt, uma operação Vietcong conduzido em plena trégua do Ano Novo Lunar. Washington acabou por controlar a investida, mas a série de ataques coordenados abalou a moral das tropas norte-americanas.

“Assumi a tarefa de proteger a memória do massacre, para que o mundo trenha consciência da brutalidade do exército norte-americano”, explica Pham à AFP, no memorial de guerra construído para lembrar todos quantos perderam a vida a 16 de Março de 1968.

Os nomes das 504 vítimas da investida norte-americana foram gravados na lápide do monumento e continuam a assombras as noites de quem decidiu consagrar a vida à preservação da memória da chacina, na qualidade de director do pequeno espaço museológico construído na aldeia.

“Quando penso muito em tudo o que se passou, não durmo bem à noite. As memórias regressam, a dor, a perda da minha família e da minha infância. Essas recordações, todas elas, deixam-me muito triste”, testemunha Pham. Reformado desde há pouco mais de um ano, o guardião da memória da ignóbil chacina de Son My – localidade designada der My Lai pelos americanos – teme que os gritos e o sangue que viu correr há meio século envelheçam com ele.

“Agora, o mais importante é olhar para o futuro e para o desenvolvimento do país. O passado mora no passado e ninguém quer ficar preso à memória de uma guerra”, assegura Pham Thanh Cong.

Mais de quarenta anos após o fim da guerra, o Vietname aparenta ser um país em paz com o seu pasado: normalizou relações com o antigo inimigo em 1995 e hoje Washington e Hanoi são importantes parceiros comerciais. Na quinta-feira, o Governo comunista assinalou os 50 anos do massacre no local onde foi construído o memorial e convidou veteranos de guerra norte-americanos que combateram no país.

Três milhões de mortos

“Prestamos homenagem ao espírito dos defuntos e rezamos para que nenhum lugar deste mundo tenha que passar pela mesma dor pela qual passou Son My”, é possível ler na placa comemorativa desvendada na passada quinta-feira.

“Ainda sofro com a ideia de que fomos capazes de fazer isto”, suspira Frank Corcoran, um dos veteranos presentes. Durante a guerra, o antigo militar norte-americano esta estacionado na base vizinha de Da Nang.

“O que vimos nesta aldeia foi por completo uma carnificina”, recorda Ronald Haerbele, fotógrafo do exército norte-americano que se deslocou na quinta-feira ao Vietname para assinalar os 50 anos do massacre.

Os instantâneos fotográficos que obteve no local, e que foram publicado na revista Life em 1969, desempenharam um papel importante na mobilização da opinião pública norte-americana contra a guerra.

O massacre chegou às primeiras páginas dos jornais pela mão de Seymour Hersh, um jornalista de investigação norte-americano, mas foram necessários vários anos para que os contornos do massacre se tornassem conhecidos. A chacina é a melhor documentada dos muitos abusos cometidos pelas forças norte-americanas no Vietname.

Meio século após o massacre, e não obstante o conflito ter provocado mais de três milhões de mortos apenas entre a população vietnamita, a memória de My Lay não é mais do que uma turva reminiscência para a maior parte dos residentes do país. Com 93 milhões de habitantes, o Vietname tem uma das sociedades mais jovens do mundo, com mais de metade da população abaixo dos trinta

anos.

Numa região essencialmente agrícola, onde a população sobrevive do que pesca e do que semeia, recordar o passado não é uma prioridade: “A nossa vida é dura. Temos necessidade de muita coisa, há muitas famílias necessitadas”, lamenta Nguyen Ngoc Long, que tinha apenas dois anos quando a chacina mudou para sempre o futuro de Son My.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.