Camboja: Explosão de uma mina mata dois instrutores de desminagem

O incidente ocorreu nas imediações de uma base militar, na província de Kampong Speu e deixou ainda três outras pessoas feridas. As vítimas mortais são um especialista australiano e outro cambojano.

Dois instructores de técnicas de desminagem – um australiano e o outro cambojano – morreram esta quinta-feira na sequência da explosão de um engenho explosivo. O incidente ocorreu no sul do Camboja, durante uma acção de formação de técnicos de desminagem, informou a polícia cambojana através de uma nota de imprensa.

Os dois instrutores ensinavam um grupo de soldados a detectar explosivos num dos muitos campos de minas que ainda subsistem no país no encalço da guerra civil que assolou o Camboja durante mais de três décadas.

Um outro instrutor australiano e dois soldados cambojanos ficaram feridos no rebentamento, que decorreu nas imediações de uma base militar da província de Kampong Speu.

“As cinco vítimas participavam num exercício quando dataram uma mina datando do período da guerra. O instrutor cambojano procurou desactivá-la, mas o engenho explodiu”, precisou a polícia.

O Camboja sofreu intensos bombardeamentos por parte das forças norte-americanas que combateram no Vietname, tendo sido devastado por uma guerra civil fratricida que prolongou por mais de trinta anos, desde o final da década de 60 até meados da década de 90.

O Camboja é um dos países onde as minas terrestres continuam a fazer mais vítimas. Desde 1979, mais de vinte mil pessoas morreram e outras quarenta mil ficaram estropiadas devido ao rebentamento de minas e de outros engenhos explosivos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.