Como combater os malditos piolhos sem abrir falência?

Quitoso? Pense duas vezes. A maior parte das famílias francesas gasta bem mais do que é necessário para se verem livres de lêndeas e piolhos. Os produtos asfixiantes são a escolha mais indicada para tratamento, mas os óleos essenciais têm uma palavra a dizer no capítulo da prevenção.

Dois terços dos produtos contra os piolhos não são eficazes a cem por cento, defendeu esta segunda-feira a associação francesa Famílias Rurais. O organismo sustenta que as famílias gastam muitas vezes mais do que é necessário para garantir que os filhos se livram por completo dos parasitas.

“Ainda que a maior parte dos produtos que se encontram à venda garantam uma eficácia a cem por cento no combate a piolhos e lêndeas, apenas um terço induz os efeitos publicitados, ou seja a erradicação dos parasitas e dos seus ovos”, afirma a organização num comunicado.

A Associação baseia as suas conclusões num estudo realizado em 2015 por um laboratório especializado da Universidade François-Rabelais, de Tours. Existem actualmente à venda três grandes categorias de produtos: os insecticidas (o tratamento custa 14 euros em média), as loções ou champôs asfixiantes (com um custo médio de onze euros) e ainda os produtos à base de óleos essenciais (cujo preço ronda, em média, os sete euros).

Os óleos essenciais são particularmente eficazes no capítulo da prevenção. O óleo de melaleuca ou tea tree é dos que apresenta melhores resultados.os

A Famílias Rurais defende que as famílias devem privilegiar os produtos asfixiantes, por serem menos perigosos que os insecticidas: “Tão eficazes como os insecticidas, os produtos asfixiantes são menos tóxicos, menos poluentes e menos caros”, no entender dos responsáveis pela associação. Os produtos à base de óleos essencias são, por sua vez, “essencialmente preventivos” e poderão “não ser eficazes nos casos em que os piolhos já estão presentes”.

No âmbito dos produtos asfixiantes, a escolha é vasta e engloba tratamentos que custam em média nove euros no caso dos champôs e onze euros e meio no caso das loções. A Famílias Rurais, uma das maiores associações francesas de cuidados familiares, aconselha o recurso a loções, uma vez que a maior parte dos produtos do género podem ser aplicados com o couro cabeludo seco, uma solução que aumenta em muito a eficácia do tratamento.

Dependendo de onde os produtos são adquiridos – se numa grande superfície ou numa farmácia – os preços podem variar entre os 5 e os 25 euros para as loções e entre os 4,5 e os 19,95 euros para os champôs.

Um terço das famílias francesas gastam mais de trinta euros para se livrar dos parasitas, três vezes mais do que o preço médio dos produtos de natureza asfixiante, revela a associação. Nove por cento dos agregados familiares inqueridos pelo organismo gastaram mesmo quantias superiores a cinquenta euros.

Qualquer que seja o tratamento escolhido, a Associação aconselha o recurso, em complemento, a um pente anti-piolhos, solução que permite uma inspecção literalmente a pente fino à cabeça dos que padecem do maior dos pequenos flagelos infantis.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.