Coca Cola anuncia primeira incursão no universo das bebidas alcoólicas

Não é Coca Cola com “cheirinho”, mas quase. A multinacional norte-americana anunciou o lançamento, no Japão, de uma bebida com baixo teor de álcool. Trata-se de uma bebida destilada chamada shochu, misturada com água gaseificada e com aromatizantes.

No Japão, o rácio de máquinas automáticas de venda por habitante era no final do ano passado de um aparelho por cada 23 pessoas.

A Coca Cola vai lançar ainda este ano no mercado japonês o primeiro refrigerante com álcool alguma vez concebido pela multinacional em mais de um século de actividade. A iniciativa materializa-se no âmbito do esforço feito pela empresa no sentido de diversificar a oferta, como o propósito de alargar o seu portfólio de referência.
O presidente da unidade comercial da Coca Cola no Japão, o mexicano Jorge Garduño, confirmou a primeira incursão da marca pelo domínio das bebidas alcoólicas. O gestor, que ocupou durante vários anos o cargo de director-geral da multinacional para Espanha e Portugal, tirou o véu à nova aposta da empresa para o mercado nipónico: “Vamos lançar um produto no âmbito de uma categoria que é conhecida no Japão como Chu-Hi. Trata-se de uma bebida enlatada de teor alcóolico”, explicou Garduño, numa entrevista à newslettter da multinacional.
Em termos mais concretos, trata-se uma bebida destilada chamado shochu e que é misturada com água gaseíficada e com alguns aromatizantes: “Nunca procuramos desenvolver quaisquer produtos na categoria de bebidas com um conteúdo reduzido de álcool, mas este é um exemplo do esforço que temos vindo a desencadear no sentido de explorar oportunidades fora das nossas áreas centrais de actuação”, assinalou o gestor mexicano.
Garduño reiterou que a aposta tem um carácter “único” e lembra que a Coca Cola sempre “se concentrou no desenvolvimento de bebidas não alcóolicas”: “Trata-se de uma modesta experiência para uma porção muito específica do nosso mercado, uma vez que a categoria Chu-Hi é comercializada quase em exclusivvo no Japão”, lembrou.
O director comercial da Coca Cola para o mercado nipónico garantiu que, ao longo do corrente ano, a multinacional vai continuar a apostar na inovação. A empresa deverá ampliar a gama de chá Ayataka com a introdução de um novo sabor para os consumidores que “preferem sabores mais ligeiros e desejam desfrutar da riqueza do chá verde”. No segmento das águas com gás, a Coca Cola vai lançar no Japão a marca “The Tansan”, que conta com uma carbonatação mais forte e é destinada sobretudo a um público adulto e activo.
Garduño lembra que o mercado japonês é “incrivemente dinámico, ferozmente competitivo e está enraízado na inovação”, razões pelas quais a sua equipa está “constantemente à procura de novas experiências”: “Os consumidores procuram variedade e querem experimentar. Há segmentos de mercado que são muito mais significativos no Japão do que no resto do mundo, como é o caso do chá, por exemplo. O café em lata também é um grande negócios e somos proprietários da marca líder de mercado”, explicou Garduño sobre as maiores diferenças entre o mercado nipónico e o resto do mundo.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.