História no Paquistão. Política hindu eleita para o senado

Krishna Kolhi fez história, ao conseguir conquistar um lugar na câmara alta do Parlamento do Paquistão. Maulana Samiul Haq, clérigo islâmico com ligações a vários líderes extremistas, falhou a eleição para o Senado.

Os paquistaneses elegeram pela primeira vez em mais de meio século uma mulher da marginalizada minoria hindu para o senado, numa escrutínio em que um clérigo islâmico ligado a movimentos talibã não conseguiu ser eleito.
Krishna Kolhi, membro do Partido Popular do Paquistão, provém dos chamados “intocáveis”, o mais baixo patamar do sistema de castas que ainda persiste no Paquistão e na vizinha Índia.
Maulana Samiul Haq, mentor de vários líderes talibã, não conseguiu ser eleito. No Paquistão, os grupos extremistas mobilizaram multidões em dezenas de grandes manifestações ao longo dos últimos anos, mas falharam amplamente na transformação desse apoio em vitórias eleitorais.
Os deputados da Assembleia Nacional e de quatro assembleias provinciais elegeram no sábado metade dos 104 membros do Senado para um mandato de seis anos. O partido do primeiro-ministro deposto Nawaz Sharif conseguiu manter a maioria na câmara alta do parlamento paquistanês, com 33 assentos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.