Filipinas: Voo com origem em Macau inaugura novo aeroporto

Um novo aeroporto internacional vai entrar em funcionamento nas Filipinas a 23 de Março, ao receber um voo comercial proveniente de Macau. A nova estrutura, situada na província de Cagayan Norte, torna mais acessível a região de Santa Ana, onde estão situadas algumas das praias mais belas do arquipélago.

O Aeroporto Internacional de Cagayan Norte, nas Filipinas, está a ser ultimado para que possa receber, a 23 de Março, o seu primeiro voo comercial, explicou um responsável pelo Governo filipino ao portal noticioso Rappler.
A primeira ligação aérea a servir o novo Aeroporto, situado na localidade de Lal-lo, nas imediações de Cagayan tem origem em Macau, explicou à imprensa Raul Lambino, o administrador da entidade responsável pela gestão da Zona Económica de Cagayan.

A ilha de Palaui foi incluída pela CNN no rol das dez ilhas mais bonitas do mundo.

“Estamos preparados para abrir o Aeroporto Internacional de Cagayan Norte a voos comerciais provenientes da Ásia Oriental e do Pacífico Norte”, explicou Lambino.
O dirigente já tinha explicado anteriormente que o Porto Franco e a Zona Económica Especial de Cagayan se deverão desenvolver no sentido de criar uma plataforma de ligação aos países e territórios da Ásia Oriental.
O primeiro voo doméstico a servir o novo Aeroporto Internacional, da responsabilidade da Cebu Pacific Air, deve realizar-se apenas em Abril e ligar a capital das Filipinas, Manila, à cidade de Lal-lo: “Para viajar para Santa Ana, vai deixar de ser necessário voar para Tuguegarao City, que fica a três horas de distância”, salientou Raul Lambino, que adiantou ainda que a abertura da nova plataforma aeroportuária deixa Santa Ana a apenas 45 minutos de distância.
A região de Santa Ana ostenta praias de areia branca, muito similares às que se encontram em Boracay. A ilha de Palaui foi mesmo considerada pela CNN como uma das dez ilhas mais belas do mundo.
Ao portal noticioso Rappler, Lambino explicou que, na sequência da intervenção de que foi alvo, o Aeroporto Internacional de Cagayan Norte pode agora receber aviões de maior porte, como o Airbus 320 ou o Boeing 737.
Entre as obras realizadas ao longo dos últimos meses está o alargamento da pista, um procedimento exigido pela Autoridade da Aviação Civil das Filipinas e sem o qual o aérodromo não pode ostentar o estatuto de Aeroporto Internacional. Para além do alargamento da pista, a intervenção abrangia ainda a construção de duas zonas de segurança, uma em cada extremo da pista.
O sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator), que ajuda os pilotos a procederem a uma aproximação segura aos aeroportos, foi instalado em Janeiro, explicou Lambino.
O dirigente adiantou ainda que o perímetro do Aeroporto foi inteiramente limpo, com o propósito de minimizar eventuais riscos de obstrução e os responsáveis pela gestão da estrutura adquiriram um novo carro de bombeiros, reforçando a capacidade de resposta a eventuais acidentes.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.