Hato gerou prejuízos no valor de 12,55 mil milhões de patacas

Já há um número definitivo para o impacto da passagem do tufão Hato por Macau, em Agosto do ano passado. A tempestade esteve na origem de prejuízos avaliados em 12,55 mil milhões de patacas, 1,07 mil milhões mais do que o originalmente estimado pelo Governo.

A passagem do tufão Hato pelo território, a 23 de Agosto do ano passado, terá deixado no seu encalço um rasto de prejuízos na ordem dos 12,55 mil milhões de patacas, mil milhões a mais que as estimativas preliminares avançadas pelo Governo duas semanas após a tempestade ter fustigado Macau.

A zona da Areia Preta esteve entre as que sofreu prejuízos mais avultados aquando da passagem, a 23 de Agosto, do tufão Hato pelo sul da China.

Os prejuízos dizem respeito, sobretudo, aos estragos causados pelo tufão em imóveis residenciais, em veículos, em estabelecimentos comerciais e em equipamentos e instalações públicas. A 7 de Setembro, e tendo por base a informação recolhida nas áreas mais afectadas, o Executivo divulgou uma estimativa preliminar do impacto económico do tufão que dava conta de estragos no valor de 11,47 mil milhões de patacas, 8,31 mil milhões dos quais relativos a prejuízos directos e os 3,16 mil milhões referentes a prejuízos económicos indirectos.

Agora, quando se cumpre meio ano sobre a passagem da tempestade – a mais destrutiva a açoitar o território em mais de meio século – a Direcção dos Serviços de Estatísticas e Censos revelou o balanço definitivo dos prejuízos causados pela catástrofe de 23 Agosto: o tufão Hato esteve na origem de prejuízos directos da ordem dos 9,05 mil milhões de patacas e de prejuízos indirectos avaliados em 3,50 mil milhões. O valor total aculmulado – 12,55 mil milhões de patacas – é superior em 1,07 mil milhões de patacas superior às estimativas apresentadas pelo Governo no início de Setembro.

Em Dezembro, o Governo deu luz verde à atribuição de apoios de curto prazo no valor de 2364 milhões de patacas, concedidos através do Fundo de Desenvolvimento Industrial e de Comercialização. Os apoios foram distribuídos depois de avaliados um total de 19 755 pedidos de ajuda.

O Hato deixou uma dezena de mortos no seu encalço, tendo originado cortes no fornecimento de água e de electricidade e deixado 29 por cento da superfície do território debaixo de água.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.