Travessia do Delta. Seis centenas de eleitos

Os residentes e as empresas da RAEM vão ter direito a seis centenas de quotas para veículos locais circularem entre o território e a vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong. Fruto do consenso alcançado entre o Executivo e as autoridades da antiga colónia britânica, o número é superior ao dos veículos autorizados a proceder à travessia em sentido contrário.

Das 600 quotas de circulação acordadas entre o Palácio da Praia Grande e o Governo da RAEHK, meio milhar têm validade de um ano e as restantes cem de seis meses, ao passo que as 300 quotas a atribuir a veículos da antiga colónia britânica são válidas por três anos. A aritmética distributiva resulta de um consenso entre os governos das duas Regiões Administrativas Especiais, indicou a Direção dos Serviços para os Assuntos do Tráfego de Macau (DSAT).

No total, serão apenas 600, os veículos do território autorizados a circular na Travessia do Delta.

Os veículos particulares transfronteiriços não comerciais as quais serão concedidas as quotas “podem entrar, com frequência ilimitada, nas duas regiões, através da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau”, de acordo com um comunicado emitido na terça-feira pela DSAT.

Os veículos particulares de Hong Kong sem quota de circulação podem participar no plano “Park & Ride”, que lhes permite circular na ponte, mas que os impossibilita de circular no território.

Estes veículos têm necessariamente de ficar estacionados no auto-silo leste do posto fronteiriço da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, uma estrutura com capacidade para três mil viaturas. O estacionamento no parque em questão, alerta o Executivo, só é autorizado mediante marcação prévia.

Após ultrapassadas as formalidades de entrada em Macau, os ocupantes dos veículos podem entrar no território através de um serviço de autocarros públicos ou de outros meios de transporte autorizados.

Iniciada em Dezembro de 2009, a Travessia do Delta, com uma extensão total de 55 quilómetros, inclui uma plataforma sobrelevada de 22,9 quilómetros e um túnel subaquático com 6,7 quilómetro de comprimento.

A 8 de Janeiro, o jornal estatal China Daily, que citou fontes não identificadas, tinha noticiado que a nova ponte podia abrir em Maio ou Junho, dependendo do andamento dos trabalhos de construção dos postos fronteiriços em Zhuhai e e em Hong Kong.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.