Várias companhias aéreas da Ásia e da Austrália cancelaram na quarta-feira ligações áreas de e para a ilha de Bali, na Indonésia, devido à erupção de um vulcão na vizinha ilha das Flores.
Pelo menos 16 ligações internacionais foram afectadas e os voos provenientes de Singapura, de Hong Kong, do Qatar, da Índia, da Austrália, da Malásia, de Xangai e de Incheon, na Coreia do Sul, registaram atrasos significativos ou foram cancelados, indicou Ahmad Syaugi Shahab, responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Bali, numa nota de imprensa.
No total, 26 voos domésticos e 64 voos internacionais foram afectados pelas recentes erupções: “Devido ao impacto deste evento natural nas operações de voo, as companhias aéreas estão a oferecer aos passageiros afectados a oportunidade de obter um reembolso, remarcar o seu voo ou alterar o seu itinerário”, acrescentou.
As companhias australianas Qantas, Virgin Australia e Jetstar, bem como a Malaysia Airlines, a AirAsia, a Indigo, a Cathay Pacific e a Scoot cancelaram alguns ou todos os seus voos.
“Vou dormir aqui [no aeroporto] em vez de voltar para Java”, disse Samsudin, de 52 anos, que trabalha numa clínica veterinária e parou em Bali a caminho da Malásia.
As alterações e os cancelamentos devem-se à erupção do vulcão Lewotobi Laki-Laki, na ilha das Flores, a cerca de 800 quilómetros a leste de Bali. A erupção esteve, na terça-feira, na origem de uma coluna de cinzas e fumo com 9 quilómetros de altura.
O vulcão, com 1.703 metros de altura, entrou em erupção várias vezes nos últimos dias, fazendo nove mortos e 31 feridos até ao momento. A erupção obrigou ainda à evacuação de 11 mil pessoas, segundo as autoridades indonésias.
As erupções vulcânicas representam um perigo para as aeronaves em voo porque as cinzas podem danificar os motores e riscar o pára-brisas da cabine, prejudicando a visibilidade dos pilotos.
Leave a Reply