Covid-19. Deputado de Hong Kong testa positivo depois de fotografia com Xi Jinping

Um deputado de Hong Kong que posou para uma foto em grupo com o presidente chinês Xi Jinping durante a sua visita à antiga colónia britânica esta semana informou este domingo que testou positivo para a Covid-19.

Fotografia: Unknown Wong/Unsplash

Steven Ho, militante de 42 anos da principal força pró-Pequim de Hong Kong, foi uma das cerca de 100 pessoas que tiveram contacto próximo com Xi para uma foto de grupo na quinta-feira.

Na fotografia, Ho ficou duas filas atrás de Xi.

Ho é o segundo membro do partido DAB a testar positivo para a Covid-19 durante a visita de Xi a Hong Kong por ocasião do 25º aniversário do regresso da ex-colónia britânica à soberania chinesa.

A China é a última grande economia a manter uma estratégia sanitária rigorosa, baseada na quarentena de pessoas positivas, confinamentos selectivos e testes obrigatórios de PCR.

Xi não deixa a China há quase 900 dias e as fronteiras do país estão em grande parte fechadas para a maioria dos estrangeiros.

As autoridades impuseram regras rígidas para garantir que tanto o coronavírus quanto a oposição política não estivessem na órbita de Xi durante a sua viagem a Hong Kong. A segunda parte da estratégia, aparentemente, foi bem-sucedida.

Centenas de membros do governo, deputados e outros convidados foram forçados a passar por um sistema de “circuito fechado” contra o vírus, que incluiu limitar os seus contactos sociais, fazer testes diários e ficar em quarentena num hotel nos dias anteriores à visita.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.