A Diocese de Macau anunciou este domingo a suspensão de todos os serviços religiosos e de todas as actividades públicas, na sequência da detecção de um novo surto comunitário de infecções por Covid-19. A decisão vigora desde as 9 da manhã e implica o cancelamento dos serviços religiosos presenciais.
A Curia Diocesana anunciou ainda a suspensão da administração do Sacramento Comunhão, mas garante que “missas e outras celebrações religiosas serão tendencialmente emitidas, via online, sempre que se justifique”, adianta o semanário católico “O Clarim”.
A decisão afectou, em particular, a comunidade católica lusófona que frequenta a Paróquia da Sé, uma vez que a Catedral da Natividade de Nossa Senhora acolhia este domingo a Festa da Primeira Comunhão de 15 crianças.
Não é a primeira vez que os templos católicos fecham portas em Macau devido à pandemia de Covid-19. No início da pandemia, em Fevereiro de 2020, a Igreja Católica associou-se aos esforços de contenção da crise de saúde pública e ordenou o encerramento de todas as Igrejas, substituindo os serviços religiosos presenciais por Missas transmitidas pela Internet.
Leave a Reply