Paula Rego morre aos 87 anos

A pintora portuguesa Paula Rego, uma das mais conceituadas artistas do mundo, faleceu na madrugada desta quarta-feira na sua casa de Londres aos 87 anos, informou a Fundação Luís I, entidade ligada à pintora.

“Não sabemos a causa. Sabemos que foi uma doença que a atingiu há quatro dias, mas a sua morte foi extremamente calma”, explicou à Agência Efe Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação Luís I, depois de falar com os familiares de Rego.

O desenlace, acrescentou Teles de Menezes, era esperado “há algum tempo”, pois a pintora tinha sofrido vários problemas de saúde recentemente, incluindo uma infecção por Covid-19.

“A cultura portuguesa perde uma das suas mais importantes e irreverentes criadoras, que se distinguiu como mulher, como ser humano e artista”, disse a fundação.

“É uma perda nacional”, lamentou o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, que sublinhou a importância de Rego como artista e a sua grande projecção internacional.

Nascida em Lisboa em 1935, Paula Rego formou-se em Londres e instalou-se na cidade nos anos 70 após o seu casamento com o pintor britânico Victor Willing, com quem teve três filhos.

Em 2009, foi inaugurada em Cascais a Casa das Histórias, um museu com as suas obras ligado à Fundação Luís I.

Rego recebeu ao longo da sua carreira o Prémio Turner, a Ordem do Império Britânico e a Medalha de Mérito Cultural do Governo de Portugal, entre outros.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.