A fabricante de automóveis norte-americana Tesla está entre as marcas que mais avarias sofrem, de acordo com a opinião dos próprios consumidores, com base numa sondagem realizada pela Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU) juntamente com outras associações homólogas europeias.
A associação espanhola explicou esta segunda-feira, num comunicado que as marcas mais fiáveis da actualidade são as japonesas Lexus, Subaru e Toyota.
Em concreto, a sondagem – realizada a mais de 52.000 utilizadores europeus – mostra que os melhores dados de fiabilidade correspondem às companhias japonesas e coreanas, que ocupam nove dos dez primeiros lugares.
Quanto ao resto de fabricantes, a primeira marca não asiática que aparece na classificação de carros mais fiáveis é a espanhola Seat, que ocupa a décima posição, seguida da romena Dacia e da checa Skoda.
Pelo contrário, a Tesla coroa-se como a fabricante menos fiável, seguida por marcas como Alfa Romeo, Land Rover ou Jaguar.
Por tipo de motor, os modelos com menos avarias são os automóveis híbridos.
O inquérito também revela o montante médio que um condutor gasta na manutenção de veículos, variando entre 114-150 euros por ano para marcas como Hyundai, Dacia e Renault, e mais de 300 euros por ano para os utilizadores de Mercedes, Audi e Volvo.
Neste sentido, as avarias mais comuns são as eléctricas, com 17 por cento do total, seguidas das que afectam o sistema de travagem, que representam 13 por cento.
Leave a Reply