China e Timor-Leste assinam acordos económicos

Fotografia: Ony de Jesus/Unsplash

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China, Wang Yi, assinou na sexta-feira uma série de acordos de cooperação económica com Timor-Leste, na última etapa de uma viagem de dez dias pela região do Pacífico Sul.

Wang Yi e a responsável pela pasta diplomacia do executivo timorense, Adaljiza Magno, firmaram acordos sobre agricultura, cooperação técnica e económica, para além de memorandos entre os meios de comunicação de ambos os países.

As duas nações também assinaram um acordo para o envio de uma equipa médica chinesa para Timor-Leste, o mais jovem país do Sudeste Asiático, de acordo com a ordem do dia entregue aos jornalistas. A exemplo do que sucedeu noutras paragens do périplo que Wang Yi efectuou pelos países do Pacífico Sul, a conferência de imprensa conjunta que se seguiu à assinatura dos acordos não teve direito a questões por parte da imprensa ali presente.

Países como os Estados Unidos e a Austrália temem a influência cada vez maior da República Popular da China na região do Pacífico Sul. As Ilhas Salomão, por exemplo, firmaram um pacto de segurança com Pequim.

Mas em Timor-Leste não foi assinado nenhum acordo no âmbito militar ou de segurança: “As relações bilaterais entre Timor-Leste e China têm sido excelentes, especialmente no âmbito económico”, declarou à imprensa o ministro da Economia de Timor-Leste, Joaquim Amaral, referindo-se ao papel que Pequim pode desempenhar na adesão de seu país à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

A China considera Timor-Leste um parceiro importante no âmbito da sua estratégia de investimento, em relação ao emblemático projecto “Nova Rota da Seda”, idealizado pelo presidente Xi Jinping.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.