Depois da Ucrânia, a Moldávia. O alvo que se segue para Moscovo

Fotografia: Anton Maksimov/Unsplash

Para além do leste, a Rússia quer controlar o sul da Ucrânia e deixar Kiev sem acesso ao mar. A estratégia gizada por Moscovo visa não só estabelecer um corredor terrestre desde o Donbass até à anexada península da Crimeia, como também criar um ponto de acesso à região separatista moldava de Transnístria. A informação foi avançada na sexta-feira pelo chefe do Distrito Militar do Centro russo.

“Desde o início da segunda fase da operação especial, que começou literalmente há dois dias, uma das tarefas do Exército russo é estabelecer o pleno controlo sobre o Donbass e o sul da Ucrânia”, assinalou o chefe da Circunscrição Militar do Centro, o general Rustam Minnekayev.

De acordo com este responsável, citado pelas agências de notícias russas, este controlo permitirá a Rússia “estabelecer um corredor terrestre até à Crimeia e ganhar influência sobre instalações vitais da economia ucraniana e os portos do Mar Negro, que servem para as entregas dos produtos agrícolas e metalúrgicos a outros países”.

Minnekayev afirmou ainda, numa reunião da União de Empresas da Indústria de Defesa, que o controlo das regiões do sul da Ucrânia dará ao Exército russo acesso à Transnístria, região separatista pró-russa da Moldávia: “O controlo sobre o sul da Ucrânia é também um acesso à Transnístria, onde também se constatam os factos de discriminação contra os residentes de fala russa”, sustentou. “Segundo todas as aparências, agora estamos a lutar contra o mundo inteiro, como foi durante a Grande Guerra da Pátria (como a Rússia chama ao período de 1941 a 1945 da Segunda Guerra Mundial), toda a Europa, o mundo inteiro, estava contra nós. E agora é o mesmo, nunca gostaram da Rússia”, avançou.

Até agora, tanto o presidente russo, Vladimir Putin, como o seu ministro da Defesa, Serguei Choigu, só tinham referido que o objectivo “principal” da campanha militar russa nesta segunda fase era a “libertação completa do Donbass”, mas não se tinham pronunciado sobre o sul, embora as forças russas tenham efectuado aqui intensos bombardeamentos, nomeadamente em Mykolaiv, e na região de Kherson.

Kiev afirmou sempre que o objectivo de Rússia é criar um corredor terrestre desde a Crimeia ao Donbass, mas as palavras de Minnekayev implicam ir mais ao oeste da península desde a cidade de Kherson, que já controlam, passar por Mykolaiv e Odessa.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, perguntado sobre se isto significa uma mudança de planos da Rússia, disse apenas que não comenta “a operação militar especial” na Ucrânia.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.