Preço do milho atinge valor mais alto da última década

Fotografia: Wouter Supardi Salari/Unsplash

O preço do milho, regulado por contratos de futuros para Julho, atingiu na segunda-feira os 8,07 dólares, o preço mais alto desde Setembro de 2012. A informação foi avançada pelos meios de comunicação que acompanham os mercados de bens e activos essenciais.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) informou no início do corrente mês que os preços mundiais dos alimentos atingiram em Março ao seu nível mais alto desde 1990 devido ao aumento dos preços dos óleos vegetais e dos cereais. No caso destes últimos produtos, a subida fica a dever-se “em grande medida” à guerra na Ucrânia: “A perda potencial das exportações de milho da Ucrânia torna a situação global mais difícil e pode ser suficiente para manter, por agora, os preços do milho numa tendência ascendente”, disse Jack Scovile, analista da empresa The Price Futures Group.

Em declarações recolhidas pelo website Market Watch, Scovile disse que, para além da guerra na Ucrânia, os investidores estão também a ter em conta os planos dos agricultores dos Estados Unidos da América tendo em vista a plantação do influente cereal.

De acordo com a FAO, o índice de preços dos cereais atingiu uma média de 170,1 pontos em Março, mais 17,1 por cento do que no mês anterior, o nível mais alto da série histórica, que começou em 1990.

A agência especializada da ONU assinalou que tanto a Rússia como a Ucrânia são grandes exportadores de trigo, cevada e milho, além de venderem 52 por cento do óleo de girassol consumido no mundo.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.