Finlândia suspende ligações ferroviárias à Rússia

Fotografia: Markus Winkler/Unsplash

A empresa ferroviária finlandesa anunciou, na sexta-feira, a interrupção da circulação na linha que liga São Petersburgo e Helsínquia, onde circulam os últimos comboios que permitem que os russos chegassem à União Europeia.

O último comboio “Allegro” procedente da Rússia chegará no domingo à capital finlandesa, disse a operadora nacional VR.

Apesar das sanções europeias contra Moscovo após a invasão da Ucrânia e do encerramento da maioria das ligações aéreas e terrestres, o trajecto foi mantido para permitir que cidadãos finlandeses ou russos – únicas nacionalidades autorizadas a embarcar – saíssem da Rússia: “Continuamos com o serviço Allegro de acordo com as recomendações oficiais para garantir o regresso dos finlandeses à Finlândia”, destacou em nota Topi Simola, vice-presidente da VR.

O governo finlandês considera que já concedeu tempo suficiente e que “continuar a operar o serviço não é adequado”, levando em consideração as sanções contra a Rússia.

Segundo a VR, os comboios, que durante muito tempo estiveram lotados nas primeiras semanas após a invasão da Ucrânia, com 700 passageiros por dia, apresentam taxas de ocupação mais normais nos últimos dias, da ordem de 60 por cento.

Já instalados em outros lugares da Europa, depois de terem deixado a Rússia, milhares de russos – não há estatísticas oficiais – abandonaram o seu país depois da invasão, principalmente com destino à Turquia.

A Finlândia também tem sido uma rota frequente, mas apenas os russos que já tinham um visto europeu Schengen e uma vacina contra a Covid-19 reconhecida pela União Europeia puderam embarcar no “Allegro”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.