França. Notre Dame ainda esconde surpresas

Fotografia: Pedro Lastra/Unsplash

Várias sepulturas, entre elas um sarcófago de chumbo, provavelmente do século XIV, foram encontradas durante os trabalhos de restauração da catedral de Notre Dame, em Paris. A catedral foi consumida por um destrutivo incêndio em 2019, anunciou na segunda-feira o ministério francês da Cultura.

Estes artefactos, encontrados  numa escavação anterior aos trabalhos de reconstrução da agulha da catedral, são “de uma qualidade científica notável”, segundo o ministério.

Entre as sepulturas, foi retirado “um sarcófago antropomórfico em chumbo, integralmente conservado”, que poderia tratar-se do caixão “de um alto dignatário, provavelmente do século XIV”, acrescentou a fonte.

Também foi descoberto “um fosso onde foram depositados elementos esculpidos policromáticos” de um antigo coro alto, estrutura em pedra ou madeira que separava o santuário do restante da igreja, construído por volta de 1230 e destruído no começo do século XVIII.

Durante os trabalhos de restauração realizados em meados do século XIX por Viollet-Le-Duc, que desenhou a agulha de Notre Dame, teriam sido encontrados outros fragmentos deste coro alto, que estão expostos no museu do Louvre.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.