Ucrânia. Portugal recebeu quase 1700 pedidos de asilo

Fotografia: Marjan Blan/Unsplash

Portugal recebeu 1.670 pedidos de proteção temporária de ucranianos desde o começo da invasão russa, há 12 dias, disseram fontes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras esta segunda-feira.

O número de refugiados chegados ao país poderá ser superior, já que nem todos pedem protecção e são muitos os que entram por via terrestre, embora, segundo as mesmas fontes, “a grande maioria” faz o pedido.

Os refugiados ucranianos –  a maioria mulheres e crianças – podem solicitar uma protecção temporária, com uma duração de um ano prolongável por períodos de seis meses caso a situação o justificar, de acordo com a resolução aprovada pelo Governo para simplificar o processo de acolhimento.

O Executivo português agilizou também os procedimentos para facilitar cobertura sanitária e acesso a serviços públicos por parte dos refugiados.

Além disso, as empresas podem-se registar para oferecer emprego aos ucranianos refugiados no país e, segundo a imprensa local, foram já contabilizadas mais de 11.000 vagas destinadas a estes, enquanto o sector turístico estima que terá entre 40.000 e 50.000 vagas na nova temporada.

Além disso, algumas escolas ucranianas em Portugal já se ofereceram para aceitar mais de uma centena de refugiados como alunos.

Segundo dados oficiais, residem em Portugal, país com 10,3 milhões de habitantes, aproximadamente 28.600 ucranianos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.