Rússia aprova lista de estados que considera hostis

Fotografia: Ant Rozetsky/Unsplash

Todos os países da União Europeia, além dos Estados Unidos, Japão e Canadá, estão incluídos na lista de nações hostis elaborada pelo Governo de Vladimir Putin, segundo informou esta segunda-feira a agência russa Interfax.

A lista, além de estados, também inclui territórios estrangeiros que, segundo Moscovo, cometem acções hostis contra a Federação Russa, as empresas e os cidadãos russos.

Segundo a Interfax, a lista foi assinada pelo primeiro-ministro, Mikhail Mishustin, e faz parte do Decreto do Presidente da Federação Russa ditado a 5 de Março de 2022 “Sobre o procedimento temporário para cumprir obrigações com certos credores estrangeiros”.

Segundo este documento, a lista inclui os 27 Estados-membros da União Europeia, que aprovaram fortes sanções contra a Rússia depois da sua invasão à Ucrânia no passado 24 de Fevereiro.

São também definidos como países hostis nações como a Austrália, Albânia, Andorra, Grã-Bretanha – incluída a ilha de Jersey e outros territórios de ultramar que controla: como a ilha de Anguila, as Ilhas Virgens Britânicas e Gibraltar –  Islândia e Liechtenstein.

A lista conta ainda com a Micronésia, Mónaco, Nova Zelândia, Noruega, República da Coreia, San Marino, Macedónia do Norte, Singapura, Taiwan, Montenegro, Suíça, Japão e a própria Ucrânia.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.