A Rússia já lançou cerca de 500 mísseis contra a Ucrânia desde o início da invasão, há mais de uma semana, afirmou esta sexta-feira um alto-funcionário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
O funcionário, que falou sob condição de anonimato, informou a imprensa sobre o desenvolvimento dos combates na Ucrânia, garantindo que as forças russas têm feito poucos progressos desde quinta-feira e estão agora a 25 quilómetros da capital, Kiev.
No entanto, estão a apenas 10 quilómetros do centro das cidades de Chernobyl e Kharkiv, no norte, o que significa que os militares estão na realidade nos arredores dessas cidades, uma vez que estão espalhados pela superfície, acrescentou.
De acordo com Washington, a Rússia está a ter mais sucesso na sua invasão na parte sul da Ucrânia. Além disso, uma funcionária explicou que a Ucrânia já recebeu quase todos os 350 milhões de dólares do pacote de ajuda militar aprovado pelo governo dos EUA no sábado.
Especificamente, de acordo com a fonte, já entraram na Ucrânia 240 milhões de dólares em equipamento militar e o resto chegará nos próximos dias ou semanas.
Os EUA estão coordenados com 14 países para prestar assistência militar à Ucrânia desde o início da invasão russa, mas o alto-funcionário recusou-se a identificá-los.
Após meses de tensão, a Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia há nove dias, que deixou 2.000 civis mortos, de acordo com estimativas do Serviço Estatal de Emergência ucraniano.
Mais de um milhão de pessoas fugiram da Ucrânia, segundo afirmou na quinta-feira o alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi
Leave a Reply