Hong Kong. Uma cidade vergada ao caos

Fotografia: Alison Pang/Unsplash

Hospitais lotados, prateleiras vazias nos supermercados e locais de quarentena sob os quais paira a sombra da desumanidade. Hong Kong mergulhou no caos devido a uma avalanche de casos de Covid-19. O centro financeiro, que outrora era conhecido pela sua eficiência, prepara-se para testar todos a população.

Muitos moradores estão furiosos com o fracasso do governo em se preparar para a actual onda de infecções, ao fim de dois anos de uma estratégia bem-sucedida de Covid zero a troco de um enorme sacrifício económico.

Outros países que adoptaram a estratégia de Covid zero, como a Austrália, a Nova Zelândia e Singapura, estão agora a aprender a conviver com o vírus enquanto a República Popular da China continua agarrada à política de erradicar até o menor surto e ordena que Hong Kong siga o mesmo caminho.

O centro financeiro prepara-se agora para testar os seus 7,4 milhões de habitantes e isolar todos os que testarem positivo, apesar da taxa de infecção estar fora de controlo. As morgues estão sobrecarregadas , as ambulâncias são escassas e os pacientes infectados passam longos períodos em quarentena nas instalações do governo.

Emily, uma mãe de dois filhos de 40 anos, está convencida de que a sua família apanhou Covid quando passou horas em filas para testes em Fevereiro, depois de um caso ter sido detectado no prédio onde ela mora.

Os resultados levaram 10 dias a serem divulgados  e mostraram que todos, excepto o mais novo, testaram negativo, mas no momento da divulgação toda a família apresentava sintomas.

Dias traumáticos

“Nunca pensei que estava a fazer mal à minha família quando só queria cooperar com o governo”, disse Emily à AFP, dando apenas seu primeiro nome. “É traumatizante”, acrescentou.

A cidade, que registrou mais de 200.000 infecções nos últimos dois meses, contra apenas 12.000 nos dois anos anteriores, está a preparar-se para um ambicioso programa de testes em massa e isolamento.

Apesar do alto nível de contágio da variante ómicron – que prevalece no centro financeiro – as autoridades chinesas estão convencidas de que terão sucesso.

Liang Wannian, um dos arquitectos da estratégia anti-covid da China, chegou a Hong Kong na segunda-feira para colaborar com a campanha.

Poucos detalhes são conhecidos sobre o que as autoridades farão com os milhares de casos que podem ser detectados através do recurso a testes em massa, mas a chefe do governo local, Carrie Lam, disse que não quer que as pessoas recuperem em casa.

Cerca de 70.000 unidades de isolamento devem estar disponíveis nas próximas semanas, algumas delas em hotéis e edifícios residenciais, outras em campos montados à pressa com ajuda chinesa.

Mas os especialistas locais alertam que as instalações são apenas uma pequena fracção do que será necessário: “Se não tivermos um plano de como colocar em quarentena os casos confirmados, os testes em massa serão inúteis”, disse Ivan Hung, consultor do governo para a pandemia, aos jornalistas.

Aqueles que estiveram nos campos de quarentena dizem que as condições são sombrias e caóticas. Samuel Ho, um especialista em computação que passou uma semana no acampamento de Penny’s Bay, contou que não recebeu nenhuma instrução nos primeiros dois dias, e seu único contacto com o mundo exterior foi comida fria deixada do lado de fora de sua cabine: “É muito caótico e assustador, e pode facilmente fazer ruir a mente de alguém”, disse Ho, que usou um pseudónimo para permanecer anónimo.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.