Covid-19. Pequim ajuda Hong Kong a construir centros de quarentena

Fotografia: Arron Choi/Unsplash

Perante um surto de Covid-19 que parece não dar tréguas, Hong Kong está em “modo de combate”, declarou no domingo (20) o número dois do Governo da antiga colónia britânica, um dia depois da chegada de mais reforços da República Popular da China com a missão de construir dois centros de quarentena para portadores do vírus.

A cidade, uma das mais densamente povoadas do mundo, enfrenta a pior vaga de Covid-19 desde o início da pandemia com milhares de contaminações registadas todos os dias.

Assim como a China continental e Macau, Hong Kong subscreve a estratégia de “Covid zero”, que impediu em grande parte a propagação do vírus, mas isolou o centro de negócios do resto do mundo.

Porém, desde o aparecimento da variante Ómicron, as autoridades foram apanhadas de surpresa, principalmente devido à baixa taxa de vacinação entre os idosos e à falta de capacidade de antecipação para lidar com este surto epidémico.

No sábado à noite, a chefe do Executivo, Carrie Lam, anunciou que a China State Construction International Holdings, a maior empresa de construção de Hong Kong, vai iniciar os trabalhos de construção de duas instalações temporárias para abrigar cerca de 10.000 pessoas em isolamento.

Lam também anunciou que vários hóteis serão convertidos em centros de quarentena para acomodar cerca de 20.000 pessoas. O número dois do Governo, John Lee, escreveu no seu blog oficial este domingo que o Governo está “em modo de combate”: “Com o forte apoio da pátria, venceremos a batalha”, disse.

As autoridades parecem ter redobrado os seus esforços para conter a pandemia depois de o presidente chinês, Xi Jinping, ter pedido na semana passada que Hong Kong tomasse “todas as medidas necessárias”.

Nenhum cronograma foi comunicado sobre o tempo necessário para a construção das instalações. Também é difícil saber se a capacidade de acolhimento anunciada será suficiente para fazer frente à crise dado o aumento vertiginoso do número de casos.

Assim como na República Popular da China, Hong Kong segue uma política de tentar isolar todos que testam positivo ao novo coronavírus e rejeitou os pedidos para mudar para uma estratégia que defende a convivência com o vírus.

Hong Kong registrou mais de 22.000 infecções em menos de dois meses, em comparação com 12.000 nos primeiros dois anos da pandemia. A cidade tem uma população de 7,5 milhões.

Nos últimos dias, por falta de quartos disponíveis, os hospitais foram obrigados a fazer os pacientes esperarem durante horas ao frio e à chuva em camas ou cadeiras.

Ben Cowling, especialista da Universidade de Hong Kong, explicou que, embora as instalações de quarentena sejam úteis, aumentar o número de leitos hospitalares deve ser a prioridade, porque, na situação actual, “os novos casos que exigem internação serão sempre maiores do que os lugares que se tornam disponíveis”.

Lam anunciou na sexta-feira planos para testar todos os 7,5 milhões de habitantes de Hong Kong até Março, quando preveem que o número de casos diários possa chegar a 28.000.

Testes massivos são comummente praticados na República Popular da China. A líder do Governo descartou qualquer confinamento estrito da cidade, uma prática comum na China assim que os primeiros surtos epidémicos aparecem.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.