Um dos mais populares produtores de contúdos das redes sociais chinesas foi detido sob a acusação de ter feito um trocadilho insultuoso sobre soldados do exército chinês que congelaram até à morte durante uma batalha na Guerra da Coreia, disputada no início da década de 1950.
O caso remonta ao mês de Janeiro, mas só no fim-de-semana foi noticiado pela televisão estatal CCTV. Luo Changping referia-se a soldados chineses que congelaram até à morte durante uma batalha com as forças da Organização das Nações Unidas lideradas pelos EUA que combateram na Guerra da Coreia. O episódio ocorreu no reservatório de Chosin, em Novembro e Dezembro de 1950. Estima-se que as temperaturas tenham descido na época até aos 40 graus negativos.
O blogger tem cerca de dois milhões de seguidores nas principais plataformas sociais da República Popular da China. Luo foi acusado pelas autoridades chinesas de “insultar e caluniar” heróis de guerra, o que é “oposição flagrante e atropelo aos valores socialistas fundamentais e ao patriotismo”, indicou a CCTV no seu portal electrónico.
Leave a Reply