China. Taxa de natalidade cai para mínimos recorde em 2021

 A taxa de natalidade da República Popular da China caiu para um mínimo recorde em 2021, com os analistas a alertar para um envelhecimento mais rápido do que o esperado da população, de acordo com os dados oficiais divulgados na segunda-feira.

A taxa de natalidade no país mais populoso do mundo caiu para 7,52 nascimentos por cada 1.000 pessoas, revelaram dados do Gabinete Nacional de Estatísticas, abaixo dos 8,52 por 1.000 registados em 2020. Trata-se do valor mais baixo desde que as autoridades chinesas começaram a comparar dados, em 1978.

É também o nível mais baixo desde a fundação da China comunista em 1949. Pequim poderá vir a enfrentar uma possível crise demográfica, exponenciada pelo envelhecimento da população, pela desaceleração económica e pelo menor crescimento populacional em décadas.

O governo afrouxou a política do filho único em 2016, permitindo que os casais tenham dois filhos, mas a mudança não gerou um baby boom.

No ano passado, as autoridades estenderam a política para permitir que os casais tenham três filhos. Em 2021, o país registou 10,62 milhões de nascimentos, de acordo com dados oficiais.

A taxa de crescimento natural da população caiu para 0,34 por 1.000 habitantes, ante o valor anterior de 1,45 por 1.000: “O desafio demográfico é bem conhecido, mas a velocidade do envelhecimento da população é mais rápida do que o esperado”, disse Zhiwei Zhang, economista-chefe da Pinpoint Asset Management.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.