O diplomata chinês Ji Xianzheng é o novo secretário-geral do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau). A posição estava há mais de um ano por preencher, depois de Xu Yingzhen ter sido nomeada embaixadora em São Tomé e Príncipe.
Ji Xianzheng, diplomata com trabalho desenvolvido em Espanha e na Venezuela, “foi recentemente designado” para liderar o Secretariado Permanente do Fórum de Macau. O novo responsável pela estrutura deverá entrar em funções ainda este mês. A informação é avançada pelo Governo português na página na Internet da Direcção-Geral das Actividades Económicas (DGAE). A nomeação só na segunda-feira foi divulgada oficialmente pelo Governo de Macau.
Ji Xianzheng desempenhou funções como subdirector-geral do Departamento de Assuntos Europeus do Ministério do Comércio da República Popular da China, foi conselheiro económico e comercial da Embaixada Chinesa em Espanha até Maio de 2014 e ocupou posteriormente a mesma posição na Embaixada chinesa na Venezuela.
O lugar de secretário-geral do Fórum de Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, recorda a agência Lusa, estava por preencher desde Setembro de 2020, altura em que Xu Yingzhen cessou funções. Dois meses depois, a diplomata foi nomeada embaixadora da República Popular da China em São Tomé e Príncipe.
Leave a Reply