China detecta mais casos de ómicron e reforça restrições

A República Popular da China registou mais casos da variante ómicron da Covid-19 esta segunda-feira, numa altura em que as autoridades permanecem em alerta para surtos nas principais cidades do país, a poucas semanas do início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.

As autoridades estão a combater vários surtos, incluindo contágios locais na cidade de Xi’an, onde 13 milhões de moradores estão na sua terceira semana de confinamento.

A situação em Tianjin, no norte do país, onde as infecções estão relacionadas com dois casos de ómicron notificados na segunda-feira na cidade de Anyang, a cerca de 400 quilómetros de distância: “O público não deve sair de Tianjin, a menos que seja essencial fazer isso”, disseram as autoridades municipais num comunicado divulgado no domingo, acrescentando que, quem tiver de se deslocar, necessitará de uma autorização oficial.

Escolas e campos universitários foram encerrados e os comboios entre Tianjin e Pequim, cancelados. As autoridades também montaram bloqueios nas estradas e a entrada na capital está condicionada.

Tianjin já ordenou que os seus 14 milhões de habitantes sejam testados. Outros 21 casos foram registados na cidade esta segunda-feira, embora a variante do vírus não tenha sido confirmada.

A República Popular da China está a tentar conter qualquer surto antes dos Jogos Olímpicos de Inverno, que decorrem em Pequim entre 4 e 20 de Fevereiro.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.