Pelo menos 16 pessoas morreram na sexta-feira, após uma explosão numa cantina, que causou o desabamento de um prédio na cidade de Chongqing, no sudoeste da República Popular da China, retendo muitos dos comensais que almoçavam no local.
A explosão aconteceu por volta do meio-dia de sexta-feira, “provavelmente devido a uma fuga de gás”, informou a emissora pública CCTV. Os meios de comunicação social chineses escrevem que as operações de resgate se prolongaram pelo dia de sábado.
Vinte e seis pessoas ficaram presas nos escombros do prédio, de acordo com a agência de notícias Xinhua. Às primeiras horas da manhã deste sábado, a Xinhua aumentou o balanço para 16 mortos e 10 feridos, um deles permanece em estado grave.
De acordo com a agência, as equipas de socorro conseguiram retirarar todas as pessoas que estavam presas nos escombros. Os feridos estão a receber tratamento médico, informaram as autoridades de Chongqing na sua conta na plataforma Weibo.
O prédio está localizado no distrito de Wuling, a cerca de cem quilómetros a leste da cidade de Chongqing propriamente dita. As pessoas almoçavam na cantina quando aconteceu a explosão.
As primeiras imagens divulgadas pela imprensa chinesa nas redes sociais mostram os bombeiros a abrir caminho através de paredes desabadas, com a ajuda de um guindaste.
Outros vídeos mostram uma densa nuvem de fumo cinzento sobre uma montanha de escombros e civis a ser retirados.
No total, mais de 150 bombeiros e 50 veículos participaram nas tarefas de resgate, de acordo com a CCTV. “Uma célula de resposta de emergência” foi montada para tratar os feridos e dirigir as operações de socorro, informou o Diário do Povo, o jornal oficial do Partido Comunista (PCC).
Outro vídeo divulgado pela Xinhua mostrava socorristas em uniformes militares a correr com pás ao ombro. A causa do acidente está sob investigação, de acordo com a CCTV.
Uma testemunha relatou a uma televisão local que a explosão “foi terrível” e que “todas as janelas explodiram”.
As explosões acidentais são comuns na China, devido ao baixo cumprimento das normas de segurança.Em Outubro de 2021, uma explosão de gás num restaurante devastou uma rua muito movimentada da cidade de Shenyang. O incidente deixou pelo menos quatro mortos e 50 feridos.
Alguns meses antes, em Junho, a explosão de um gasoduto matou 25 pessoas na província de Hubei, no centro do país. Oito pessoas foram detidos por negligência, incluindo o presidente da empresa que administrava o gasoduto.
Leave a Reply