As vacinas contra a Covid-19 que existem “funcionam contra todas as variantes que circulam actualmente”, afirmou esta quinta-feira Maria Van Kerkhove, chefe da unidade técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS) contra o coronavírus, devido ao surgimento da Ómicron, que tem infectado muitas pessoas vacinadas.
Apesar da variante Ómicron parecer reduzir a capacidade neutralizadora das vacinas, o que explica as infecções de milhares de vacinados, os fármacos “continuam a ser muito eficazes na prevenção de formas graves da doença e na redução de mortes”, disse a especialista norte-americana numa conferência de imprensa.
Questionada se o público deve reforçar as suas medidas de prevenção perante o alto número de casos em todo o mundo, Maria Van Kerkhove recomendou os mesmos gestos que foram generalizados em 2020 “para reduzir o risco de exposição”.
A especialista lembrou, neste sentido, a necessidade de manter o distanciamento físico, evitar encontros de pessoas em locais mal ventilados e, principalmente, o “uso de máscaras adequadas” e de forma correcta.
“Usar máscara debaixo do nariz ou no queixo é inútil e dá uma falsa sensação de segurança”, alertou Van Kerkhove, pedindo que os casos positivos se isolem, fazer esforços para não transmitir o vírus e alertar os seus contactos em caso de contágio: “Basicamente, pedimos a todos que deem a sua contribuição”, disse a especialista, reconhecendo que “é espantosa a rapidez com que essa variante é transmitida, mas qualquer outra também podia fazê-lo em situações semelhantes”.
O diretcor de emergências de saúde da OMS, Mike Ryan, acrescentou que uma das melhores protecções na actual vaga de infecções é “vacinar quando se tiver acesso às doses”.
Leave a Reply