O regime de Pyongyang lançou um projéctil não identificado para o mar, anunciou esta quarta-feira o Exército sul-coreano. Trata-se do primeiro ensaio balística conduzido pela Coreia do Norte em 2022.
O projéctil foi lançado na costa leste da península, em direção ao mar do Japão, disse o Estado-Maior Conjunto sul-coreano (JCS) num comunicado, sem adiantar mais pormenores.
A Coreia do Norte disse ter testado com sucesso em 2021 um novo tipo de míssil balístico lançado a partir de um submarino, um míssil de cruzeiro de longo alcance e uma arma lançada a partir de um comboio. O regime liderado por Kim Jong-un diz que se trata de uma ogiva hipersónica.
A novo ensaio balístico surge porque a Coreia do Norte não respondeu ao pedido de Washington de se reunir para negociar.
Numa importante reunião do partido no poder, realizada na última semana, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, deu conta da sua vontade em fortalecer as capacidades militares do país. A Coreia do Norte ainda se encontra sob pesadas sanções internacionais.
As negociações com os Estados Unidos da América estagnaram desde o encontro fracassado entre Kim Jong-un e Donald Trump, então Presidente norte-americano.
Desde que Joe Biden assumiu a Presidência, há um ano, os Estados Unidos declararam de forma incessante a sua vontade de se reunirem com as autoridades norte-coreanas. Pyongyang tem rejeitado o diálogo.
Leave a Reply