Ho Iat Seng, chefe do Executivo de Macau, assegurou na sua mensagem de Ano Novo que Macau que o território vai dar, em 2022, continuidade às políticas delineadas para a Região Administrativa Especial de Maca pelo Presidente da República Popular da China, Xi Jinping.
“O Governo da RAEM irá prosseguir aprofundadamente o espírito dos importantes discursos e instrucções do Presidente Xi Jinping”, declarou Ho Iat Seng, numa breve mensagem de Ano Novo divulgada no final da semana passada.
Na breve mensagem, o líder do Governo reitera o que tem sido dito repetidamente por outros membros do Governo ao longo dos últimos meses: o foco da governação será colocado na “defesa da soberania, da segurança e dos interesses do desenvolvimento do país, na implementação do princípio fundamental ‘Macau governado por patriotas’”, um novo mantra político que substitui a ordenação vigente até há poucos anos de “Macau governado pelas próprias gentes”.
A prevenção da pandemia, a recuperação da economia e a promoção da diversificação económica, o progresso da “construção da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin e a melhor integração na conjuntura do desenvolvimento nacional”, são outros dos pontos chave para 2022, salientou Ho Iat Seng na mensagem com que acolheu 2022.
O chefe do Executivo assumiu, no entanto, que “assegurar a prevenção e o controlo da epidemia é a premissa do desenvolvimento estável da economia e da sociedade de Macau”. A RAEM, recorde-se, seguiu o exemplo do Governo Central e continua a seguir a política de “zero casos de covid-19”. As autoridades locais registaram apenas 79 casos desde o início da pandemia.
Leave a Reply