O filho do falecido ditador Ferdinand Marcos tornou-se o principal favorito ao triunfo nas eleições presidenciais do ano que vem nas Filipinas, com uma vantagem de mais de 20 pontos sobre a sua rival mais próxima, de acordo com uma sondagem publicada na quarta-feira.
Ferdinand Marcos Jr. lidera a sondagem realizada pela Pulse Asia com 2.400 entrevistados com 53 por cento das intenções de voto. A sua colega de candidatura Sara Duterte-Carpio, filha do presidente Rodrigo Duterte, domina uma outra sondagem relativa à escolha do vice-presidente, com 45 por cento das intenções de voto.
Os entrevistados em ambas as sondagens, conduzidas entre 1 e 6 de Dezembro, foram convidados a identificar a sua primeira opção no que diz respeito à escolha do presidente e da vice-presidente se a votação fosse realizada no período da pesquisa. Nas Filipinas, presidente e vice-presidente são eleitos separadamente.
A eleição que decidirá a sucessão de Duterte, que a Constituição impede de concorrer à reeleição, acontece a 9 de Maio.
A família Marcos está entre as dinastias políticas mais famosas do país. Mesmo tendo caído em desgraça, o clã Marcos preservou conexões políticas poderosas e um apoio constante no seu bastião, a província de Ilocos Norte.
De acordo com analistas, a vantagem de Marcos deve-se à sua presença forte nas redes sociais, com mensagens direccionadas aos mais jovens, que compõem metade dos eleitores registados. A esmagadora maioria não tinham nascido quando Ferdinando Marcos estava no poder.
Leni Robredo, actual vice-presidente e concorrente mais próxima de Marcos, aparece com meros 20 por cento, ao passo que o prefeito de Manila, Francisco Domagoso, e o antigo campeão de boxe Manny Pacquiao têm 8 por cento das intenções de voto cada.
Leave a Reply