Diocese de Macau leva cânticos de Natal ao Largo do Senado

Fotografia: Expediente Sínico;

Um grupo de estudantes vai entoar cânticos de Natal no Largo do Senado ao início da noite de Consoada, numa iniciativa que pauta o baptismo de fogo da nova Comissão Diocesana da Juventude na organização de eventos. Instituída oficialmente no final do mês passado, a nova Comissão substitui o agora extinto Centro Pastoral Diocesano para a Juventude e tem como missão coordenar “o ministério da juventude na Diocese de Macau”.

A 24 de Dezembro, um grupo de jovens alunos de alguns dos estabelecimentos de ensino do território vão cantar conhecidos temas de Natal na principal praça da cidade. Mas o programa das celebrações natalícias promovido pela recentemente criada Comissão Diocesana da Juventude não se fica por aí e uma semana depois, a 31 de Dezembro, um pequeno grupo de jovens despede-se de 2021 com um acampamento na Casa Ricci, na estância balnear de Cheoc Van.

A iniciativa, destinada a jovens com idade superior a 15 anos, decorre entre o meio-dia do último dia do corrente ano e o meio-dia de 1 de Janeiro e comporta dois momentos estruturalmente diferentes: as primeiras doze horas deverão ser horas de reflexão e de agradecimento pelas graças alcançadas em 2020 e as doze horas restantes, as primeiras de 2022, deverão ser orientadas para a reflexão e a planificação dos objectivos para o novo ano, apurou o “Expediente Sinico” junto de um dos membros da nova Comissão Diocesana.

Para o pequeno grupo de jovens convidado, a iniciativa propõe-se ser uma alternativa tranquila e fraterna às passagens de ano com uma natureza mais comercial, com os responsáveis pela iniciativa a propor aos participantes não apenas a celebração da contagem decrescente para um novo ciclo, mas também um arranque de novo ano madrugador, a tempo de assistir ao primeiro nascer do sol de 2022.  A iniciativa deverá estar limitada, por razões logísticas, a uma dezena e meia de participantes, a mesma fonte disse ao “Expediente Sínico”.

A nova Comissão Diocesana da Juventude, que se reuniu esta semana pela primeira vez, está compartimentada em três grupos de trabalho distintos, direccionados para outros tantos públicos-alvo: os alunos das escolas secundárias, os estudantes das universidades e os jovens profissionais.

Presidida pelo bispo D. Stephen Lee Bun-sang, o novo organismo tem como directores pastorais os padres Daniel Ribeiro, Cyril Law, Rafael Vigolo, Michael Cheung, Domingos Un Wai Meng e ainda as irmãs Maria Zhu Zhi Bei Pu e Maria Shan Dao Zhi Mu. A Comissão integra ainda uma dezena de membros leigos oriundos de vários sectores profissionais, que se disponibilizaram para dar o seu contributo no sentido de motivar e orientar as gerações mais jovens.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.