A espada que Napoleão Bonaparte utilizou durante o golpe de Estado de 1799, que lhe abriu as portas do poder, vai ser leiloada nos Estados Unidos da América no próximo fim-de-semana. No leilão vão ser também transaccionadas cinco armas de fogo que pertenceram ao imperador francês, falecido há 200 anos, anunciou uma casa de leilões esta semana.
O valor total do lote, que vai ser colocado à venda entre 3 e 5 de dezembro pela casa Rock Island Auction Company, em Illinois, está avaliado entre 1,5 milhão e 3,5 milhões de dólares, de acordo com o comunicado: “A espada, acompanhada de sua bainha, é a peça principal da colecção” e será vendida através da Internet.
A arma saiu das oficinas em Versailles do armeiro Nicolas-Noël Boutet e “Napoleão Bonaparte tinha-a consigo durante o golpe de Estado do 18 de Brumário 1799” – 9 de Novembro de 1799 – explica a casa leiloeira, que se declara “número um em todo o mundo em leilões de armas de fogo, armas brancas e material militar de colecção”.
Coroado imperador a 2 de Dezembro de 1804, Bonaparte ofereceu a sua espada ao general Jean-Andoche Junot. Quando Junot morreu, a sua esposa teve que vender a arma, que esteve primeiro exposta num museu em Londres e depois passou para as mãos de um coleccionador norte-americano, de acordo com a Rock Island Auction Company.
A casa de leilões lembra no seu comunicado que em 2007 “o sabre que levou (o primeiro cônsul Bonaparte) para a batalha de Marengo (contra as tropas austríacas em Junho de 1800, no Piemonte, em Itália) foi vendido em leilão por 6,5 milhões de dólares”.
A França celebrou na primavera passada o bicentenário da morte de Napoleão Bonaparte, que morreu a 5 de maio de 1821. Na ocasião, o presidente Emmanuel Macron fez um balanço “em claro-escuro” desta figura central da história da França e da Europa.
Leave a Reply