Milhares de residentes dos arredores da capital da Tailândia foram retirados da zona na segunda-feira enquanto dezenas de bombeiros combatiam um imenso incêndio provocado por uma explosão numa fábrica. O incidente matou uma pessoa e feriu 29 outras, disseram as autoridades tailandesas.
Membros das equipas de socorro disseram à imprensa que 70 casas foram danificadas e que as chamas ainda lavravam 15 horas depois da explosão ter sacudido a província de Samut Prakan, às primeiras horas desta segunda-feira.
A causa da detonação no complexo industrial, propriedade de uma empresa taiwanesa, ainda tem que ser determinada. O aeroporto internacional Suvarnabhumi, que fica situado nas imediações e é o principal aeroporto do país, disse que as suas operações não foram afectadas pela ocorrência.
Uma grande nuvem de fumo negro podia ser vista em Banguecoque, e a empresa responsável pelo abastecimento de água da cidade pediu às pessoas para não consumirem água da chuva potencialmente contaminada.
Os residentes de Samut Prakan que moram num raio de cinco quilómetros da fábrica estavam sendo retirados por precaução: “A princípio, pareceu um raio. Depois disso, ouvi algo cair com estrondo, e durante algum tempo a casa começou a tremer como se fosse um terremoto”, disse Baitong Nisarat, um dos moradores evacuados.
O Ministério da Indústria disse que o equivalente a até 21,79 milhões de dólares de bens podem ter sido destruídos pelo incêndio.
A agência Reuters não conseguiu contactar a operadora da fábrica, e uma empresa do mesmo grupo sediada em Taiwan não respondeu de imediato a um pedido de comentário por correio electrónico.
Leave a Reply