Reino Unido planeia eliminar quarentena para quem completou vacinação

Fotografia: Heidi Fin/Unsplash

As autoridades britânicas planeiam introduzir a partir do próximo dia 26 de Julho viagens livres de quarentena para os britânicos que já receberam a vacinação completa contra a Covid-19, revelou na quinta-feira o jornal “The Times”.

A medida pode facilitar as viagens para destinos incluídos na lista âmbar, na qual está a maioria dos países europeus, já que actualmente as autoridades britânicas exigem aos passageiros a realização de uma quarentena de dez dias ao entrarem no Reino Unido.

Apenas os territórios na lista verde – como as ilhas Baleares (Espanha), Madeira (Portugal) ou Malta – estão isentos da obrigatoriedade da quarentena, enquanto que os destinos na lista vermelha – Índia ou países da América do Sul – devem fazer a quarentena ao entrar no Reino Unido num hotel designado pelo Governo e assumir os custos.

De acordo com o que “The Times” apurou, a nova medida apenas será aplicada aos residentes do Reino Unido com acesso ao Serviço Nacional de Saúde (NHS), mas poderá em breve ser alcançado um acordo para a estender a todos os cidadãos da União Europeia (UE). O resto do território espanhol, juntamente com Grécia, França, Portugal e outros destinos europeus estão na lista laranja.

Outros destinos como as Bermudas, as ilhas Caimão, Antígua, Barbuda, Barbados e Granada estão também na lista verde.

Devido ao aumento de contágios no Reino Unido devido à propagação da variante Delta, Espanha exige que os britânicos provem que estão vacinados com duas doses ou que apresentem um teste PCR negativo à chegada a solo espanhol.

Já Portugal impôs uma quarentena de 14 dias aos britânicos, excepto para os que possam comprovar que receberam a segunda dose da vacina 14 dias antes de viajar para o país, enquanto Malta só admite cidadãos britânicos com a vacinação completa.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.