O Banco Europeu de Investimento chegou esta quinta-feira a um acordo para financiar com 30 milhões de euros a empresa belga de biotecnologia Univercells para a produção de vacinas contra a Covid-19. A nova central de produção vai ficar situada na cidade de Jumet, no sul da Bélgica.
O empréstimo de risco é apoiado pelo Mecanismo de Financiamento de Doenças Infeciosas (IDFF), do programa de investigação e inovação da União Europeia (UE) Horizonte Europa entre 2014 e 2020, disse a Comissão Europeia em comunicado.
A Univercells, fundada em 2013, procura reduzir significativamente os custos de produção de vacinas com tecnologia mRNA, através do trabalho desenvolvido junto dos produtores de componentes e da automatização de processos.
A Comissária para a Inovação e Investigação, Mariya Gabriel, disse que o Executivo comunitário está a dar “prioridade à investigação e ao desenvolvimento de soluções seguras e eficazes para fazer frente à crise e as suas consequências”: “Este é mais um passo para o restabelecimento da vida normal e assegurar que estamos melhor preparados para futuras pandemias”, acrescentou Gabriel na nota.
A nova dívida de risco com a Univercells, apoiada pelo IDFF, junta-se a uma operação anterior de 20 milhões de euros do IDFF assinada em Outubro de 2019.
As novas instalações, de acordo com o Executivo comunitário, deverá representar um apoio à disponibilização de vacinas e conceder “autonomia de produção em países de rendimentos baixos e médios”.
Leave a Reply