A Alemanha concluiu a retirada de suas tropas do Afeganistão, que começou em Maio, anunciou o Ministério da Defesa alemão na terça-feira, enquanto o Exército americano tem que deixar o território afegão até 11 de Setembro.
“Após 20 anos de destacamento, os últimos soldados de nosso Bundeswehr deixaram o Afeganistão esta noite. Agora estão a regressar. É um capítulo histórico termina”, explicou a ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer, num comunicado.
“Um capítulo histórico termina, uma mobilização intensiva que testou e marcou o Bundeswehr, e durante a qual as tropas mostraram a sua capacidade de combate. Uma missão em que membros das nossas Forças Armadas foram feridos de corpo e alma, em que pessoas perderam a vida, em que tivemos que chorar os mortos”, assinalou a ministra. De acordo com o Exército, 59 soldados alemães morreram desde o início da operação militar, em 2001.
Os últimos soldados foram transportados da sua base em Mazar-e Charif em dois aviões alemães A400 M e duas aeronaves C17 americanas. Até ao início da retirada, o contingente alemão contava com 1.100 soldados, que participavam das missões da Força Internacional de Assistência à Segurança (FIAS e da “Resolute Support” (RS).
As tropas alemãs tiveram que antecipar a sua partida depois de o governo americano ter acelerado a sua própria retirada das tropas, posicionadas no Afeganistão ao longo de duas décadas.
Leave a Reply