Chuva abundante, granizo e vento forte. São estas as previsões do estado do tempo para a região sudoeste da Suiça para a tarde desta segunda-feira. O mau tempo deve afectar fortemente a bacia do lago Leman e o Planalto francófono.
Ao final da manhã desta segunda-feira o sol ainda brilhava e nada faz adivinhar um dilúvio, mas as autoridades meteorológicas helvéticas garantem que a tarde e o início da noite deverão ser muito diferentes. A Suíça francófona deve ser atingida a partir de meados desta tarde por trovoadas fortes, que se deverão prolongar até às 22 ou 23 horas.
Granizo, rajadas de vento e aguaceiros fortes são esperados na bacia do lago Leman e no Planalto francófono, com níveis de precipitação da ordem dos 50 litros a serem esperados em alguns locais. A massa nebulosa responsável pela intempérie deverá entrar em território suíço na região sul-sudoeste do país, com as trovoadas a intensificar-se na zona do Lago Leman e seguir em direção ao norte da Suiça e a Zurique. As autoridades helvéticas prevêm que as regiões de Yverdon, Payerne, Friburgo e Neuchatel sejam particularmente afectadas, ainda que seja difícil prever com que intensidade: “A tempestade não deve afectar lugares que foram afectados com grande intensidade recentemente, como Cressier (NE)”, espera Vincent Devantay, da MeteoNews, em declarações ao jornal francófono Le Matin. Os Alpes e a região central do Valais devem ser mais poupados. O tempo permanecerá instável e volátil na terça-feira, dia em que se espera uma queda nas temperaturas e o risco de ocorrência de tempestades de granizo será menor. As temperaturas altas devem voltar no fim-de-semana.
Leave a Reply