O astronauta francês Thomas Pesquet concluiu na sexta-feira a sua terceira caminhada no espaço em pouco mais de uma semana, com a instalação bem-sucedida de um novo painel solar na Estação Espacial Internacional (ISS), informou a agência espacial norte-americana NASA.
Foi a quinta saída da estação orbital do francês, que agora tem 33 horas no vácuo do espaço, disse a Nasa: “Não importa quantas vezes alguém sai da estação espacial, nunca se torna uma rotina”, disse Thomas Pesquet na sua conta no Twitter algumas horas antes de sair da câmara de descompressão.
Assim como nas duas viagens anteriores, a missão foi realizada na companhia do astronauta americano Shane Kimbrough. Durou 6 horas e 45 minutos: “É comum elas acontecerem tão rapidamente (otimizamos a preparação dos trajes espaciais), mas é raro que seja com a mesma pessoa”, explicou Thomas Pesquet no Instagram.
Ele e Shane Kimbrough já tinham feito duas viagens espaciais juntos em 2017. Os dois companheiros de equipe ligaram a bateria interna no seu traje às 11:52 GMT, marcando o início oficial de sua missão, terminando às 18:37 GMT.
Tendo chegado a bordo da estação espacial internacional no final de Abril, os dois astronautas deviam inicialmente realizar apenas duas caminhadas espaciais antes de regressar à Terra, mas esta terceira missão teve que ser realizada após uma série de contratempos durante a primeira saída.
Há pouco mais de uma semana, os dois “mecânicos” não conseguiram concluir a instalação de um primeiro painel solar conforme planeado
Durante sua segunda saída no domingo, eles tiveram que terminar de implantá-lo e começaram a substituir um segundo. É este segundo painel que eles terminaram de implantar e conectar esta sexta-feira.
Como os antigos, os novos painéis solares têm uma vida útil de cerca de 15 anos.
Leave a Reply